Biblioteca





Livro: Volta ao Mundo em 13 Escolas - André Gravatá e cols. 

Quando falamos sobre o modelo de escola atual e dos problemas envolvendo sua falência, não tocamos em questões pontuais ou locais, geograficamente falando. A necessidade de pensar essa questão de forma global é sentida no livro “Volta ao mundo em 13 escolas”. Este é o resultado da visitação à escolas inovadoras – em nove países de cinco continentes – na viagem realizada pelo Coletivo Educ-ação, composto por André Gravatá, Camila Piza, Carla Mayumi e Eduardo Shimahara. Entre os exemplos apresentados estão as escolas: Quest to Learn, Team Academy, Riverside School, Green School e a brasileira Politeia. Ao embarcar nessa excursão, somos levados entre as nuances dessas experiências inovadoras e principalmente entre seus traços comuns: a criatividade, autonomia, curiosidade e a diversidade na concepção de espaços de aprendizagem.

O livro está disponível neste link, em licença creative commons.

Para conhecer mais sobre o Coletivo Educ-ação, acesse o site.

_______________________________________________________________________

Documentário: La Educación Prohibida - Germán Doin

O documentário “La Educación Prohibida” é uma produção independente sob direção de Germán Doin e produção de Verónica Guzzo. Partindo de um resgate da história da pedagogia, aborda o modelo de escola vigente numa postura crítica sobre a padronização de métodos e currículos, desconsideração à natureza da aprendizagem, ausência de autonomia e desvalorização das relações humanas no desenvolvimento individual e coletivo. Foram entrevistados vários educadores vinculados à propostas educacionais não convencionais, tais como: Método Pestalozzi, Pedagogia Waldorf, Método Freinet, Escola Ativa, Pedagogia da libertação, entre outras. 



_______________________________________________________________________

Livro: Design Thinking para Educadores - IDEO


O design thinking é uma abordagem para inovação que envolve a abstração de métodos de criação usados tradicionalmente por designers. Isso significa que pode ser aprendido por qualquer profissional (não necessariamente designer) interessado em solucionar problemas da sociedade, de forma criativa e impactante, tratando as pessoas envolvidas como o centro do processo.  O livro "Design Thinking para Educadores" é uma apresentação dessas técnicas para fomentar a cocriação, entre professores e gestores, de novos ambientes de aprendizagem. Organizado em cinco etapas: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução, o livro orienta desde as primeiras observações até a avaliação da solução proposta.
O livro está disponível neste link
_______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário